Significado de Cidadania: Saiba Tudo Sobre

Tem dúvidas sobre o significado de Cidadania? Preparamos um assunto com vídeo e exemplos e muito mais. Aproveite e confira aqui.

Cidadania é do latim “civitas”, que quer dizer cidade. A cidadania só é possível quando um país democrática instaura sua constituição, de modo a proteger os direitos civis, políticos e sociais. Logo, a cidadania é a permissão para exercer esses direitos, é a confirmação. Pode-se dizer que a cidadania é o conjunto de direitos e deveres do cidadão, de modo que ele possa gozar das disposições constitucionais sem problema algum.

Significado de Cidadania

Deve-se compreender também que o cidadão que é natural do Brasil e que, obviamente, possui cidadania brasileira, tem a obrigatoriedade de seguir as leis do nosso país. O mesmo vale para quem quer ter a dupla cidadania aqui no Brasil ou quer se naturalizar como brasileiro. Além do processo ser longo, é necessário que esse cidadão saiba quais leis devem ser seguidas.

Qual é a sua cidadania?

É comum que seja perguntado: qual é a sua cidadania? Nesse caso, quer indicar a sua nacionalidade, de qual Estado-Nação você é.

É preciso relembrar que a cidadania aqui no Brasil foi conquistada após o fim da ditadura militar, que durou entre 1964 a 1985. Com a promulgação da democracia e dos direitos dos cidadãos, o Brasil se desenvolveu muito, principalmente na luta de sua conquista por condições melhores de trabalho, liberdade de ir e vir e assim por diante.

Aproveite e saiba mais:

Claro que há muito o que se fazer para que a cidadania continue a melhorar. A pobreza, falta de saneamento, a carência na educação e a violência são pontos ainda constantes que precisam de maior atenção para que os cidadãos possam exercer seus direitos  como direito à saúde, educação, moradia – e deveres – como votar – com dignidade, acima de tudo.

O que está muito intrínseco ao significado de cidadania é a ética, que diz respeito ao comportamento moral de qualquer indivíduo.

significado de cidadania

Qual a importância da cidadania?

Teoricamente, a aplicação do conceito de cidadania é imprescindível para que haja uma melhor organização social. Exercer o significado cidadania é ter consciência de seus direitos e obrigações, garantindo que estes sejam colocados em prática.

Exercer a cidadania é estar em pleno gozo das disposições constitucionais. Preparar o cidadão para o exercício da cidadania é um dos objetivos da educação de um país.

Direitos e deveres

A cidadania é constituída pela junção de uma série de direitos e deveres, que variam de acordo com cada nação ou grupo social. No entanto, a partir da Declaração Universal dos Direitos Humanos, alguns tópicos passaram a ser considerados universais para quase todos os seres humanos.

Entre alguns dos principais deveres e direitos dos cidadãos está:

Deveres do cidadão

  • Votar para escolher os governantes;
  • Cumprir as leis;
  • Educar e proteger seus semelhantes;
  • Proteger a natureza;
  • Proteger o patrimônio público e social do País.

Direitos do cidadão

  • Direito à saúde, educação, moradia, trabalho, previdência social, lazer, entre outros;
  • O cidadão é livre para escrever e dizer o que pensa, mas precisa assinar o que disse e escreveu;
  • Todos são respeitados na sua fé, no seu pensamento e na sua ação na sociedade;
  • O cidadão é livre para praticar qualquer trabalho, ofício ou profissão, mas a lei pode pedir estudo e diploma para isso;
  • Só o autor de uma obra tem o direito de usá-la, publicá-la e tirar cópia, e esse direito passa para os seus herdeiros;
  • Os bens de uma pessoa, quando ela morrer, passam para seus herdeiros;
  • Em tempo de paz, qualquer pessoa pode ir de uma cidade para outra, ficar ou sair do país, obedecendo a lei feita para isso.

Gostou ? Aproveite e compartilhe.