Sequer ou Se quer; Senão ou Se não: Saiba Aqui

Você tem dúvidas, como escrever sequer ou se quer então senão ou se não, preparamos um artigo completo para te ajudar com dicas e muito mais. Confira aqui.

A forma de escrita certa?

A língua portuguesa, muitas vezes, prega algumas peças em seus falantes. As palavras que possuem o mesmo som e até mesmo quase a mesma grafia é sinônimo de muitas confusões. Hoje, por exemplo, você irá descobrir a diferença entre “sequer” e “se quer”, “senão” e “se não”. Vamos lá?

Aproveite e saiba mais:

Sequer e se quer

Pode ser que não tenha refletido, ainda, sobre essas duas expressões, entretanto, cada uma assume um significado diferente.

“Sequer” é um advérbio de negação, que indica o sentido de “menos”. Logo, a construção “Minha mãe sequer gostava de mim”, está correta, uma vez que expressa uma ideia de que a mão não gostava de alguém. Mesmo que essa construção seja frequentemente utilizada, para o advérbio carregar um valor mais óbvio de negação, deve ser usado com uma partícula negativa, como “nem sequer”. Pode parecer redundante em primeira instância, porém, fica mais claro e impede a confusão com o “se quer”.

Já “se quer” nada mais é do que a junção da partícula “se” com o verbo “querer”. Portanto, a oração “Se quer saber o que realmente aconteceu, me procure”, utiliza de forma correta a expressão.

Nós sabemos que a nossa língua está se atualizando, mas essas duas expressões não são sinônimas uma da outra. Cuidado!

sequer ou se quer ou senao ou se nao

Senão e se não

Outro exemplo clássico de equívoco é a diferença entre “senão” e “se não”. Em primeiro lugar, saiba que eles não são sinônimos e que, portanto, não podem ser substituídos um pelo outro em uma sentença.

Segundo, entenda que a expressão “se não” é a junção da conjunção “se” com o advérbio de negação “não”. Para não cometer erros, sempre substitua por “caso não”, de modo a descobrir qual palavra usar, por exemplo. Observe o exemplo:

  • “A mãe disse que se não (caso não) der para vir, é para iniciar sem ela”.

Já a palavra “senão” expressa uma ideia de contrário, “de outro modo”. O exemplo abaixo pode ajudar:

  • “Se você tiver feito a lição de casa, você vai, senão fica em casa”.