Adjetivos Simples: Saiba tudo sobre

Adjetivos Simples – Aprenda a reconhecê-los e utilizá-los.

São palavras utilizadas para dar características e especificar substantivos. Aqui você aprenderá o que são adjetivos simples e como usá-los.

Confira a seguir tudo sobre.

O que são adjetivos simples ?

São classes de palavras que dão características ou especificam substantivos. Há quatro tipos de adjetivos, como adjetivos simples, compostos, primitivos e derivados.

Vamos estudar aqui o que são, quais são e suas características e muito mais.

Adjetivos Simples são palavras que dão características aos substantivos, porém são palavras únicas formadas a partir de um radical, isto é, compostos por apenas uma palavra. Veja nos seguintes

Exemplos:

  • A menina linda cantava para a enorme multidão.
  • O garoto esperto escondeu logo o maravilhoso doce que desejava.

No primeiro exemplo, estamos falando sobre uma menina que cantava para uma multidão. Essa é a idéia principal da frase. Contudo, a frase contém fragmentos que dão características a essas duas palavras: menina e multidão. A palavra linda está descrevendo uma característica da menina. A palavra enorme está descrevendo uma característica da multidão. Logo, percebemos que as palavras linda e enorme se tratam de adjetivos, por caracterizar os substantivos menina e multidão.

adjetivos simples

A mesma coisa acontece com o segundo exemplo. Ao analisarmos, notamos que a idéia principal da frase é que um garoto escondeu um doce que desejava. Logo, podemos notar os detalhes sobre o garoto e sobre o doce. Qual garoto? O garoto esperto. Qual doce? O maravilhoso doce. Assim sendo, as palavras esperto e maravilhoso são consideradas por darem características aos substantivos garoto e doce.

Agora, veja que os adjetivos dos exemplos são formados por apenas uma palavra: linda, enorme, esperto e maravilhoso. Por serem formados por apenas uma palavra, são considerados adjetivos simples.

Flexão de gênero (masculino e feminino)

Eles podem ser classificados de acordo com seu gênero, isto é, se são usados no masculino ou feminino, dependendo do substantivo ao qual está caracterizando. Ele pode ser classificado em duas formas:

Adjetivos uniformes :Que apresentam apenas uma forma independentemente se o substantivo for masculino ou feminino.

Exemplo:

  • O homem leal/ A mulher leal.
  • A sala ideal/ O escritório
  •  A moça jovem/ O rapaz jovem.

*Dica: Normalmente os adjetivos simples terminados em –a, -e, -l, -m, -ar, -or, -s, e –z são considerados simples uniformes.

Adjetivos biformes – Adjetivos simples que apresentam formas que variam de acordo com o gênero do substantivo. Isto é, se o substantivo for masculino, ele assume forma masculina. Quando o substantivo é feminino, ele assume a forma feminina.

Exemplo:

  • O homem bonito/ A mulher bonita
  •  A garota esperta/ O garoto esperto
  •  O carro rápido/ A bicicleta rápida

Flexão de número

Assim como a flexão de gênero, também possuem flexão de número, isto é, singular e plural. Estes adjetivos concordarão com o substantivo que estão caracterizando.

Exemplo:

  • O menino feliz -> Os meninos felizes.
  •  A situação engraçada -> As situações engraçadas.

Aproveite e saiba mais:

Flexão de grau

Adjetivos simples também sofrem flexão de grau, isto é, podem ser encontrados em modo comparativo, quando duas coisas, pessoas, situações são comparadas ou em modo superlativo, quando se enfatiza um substantivo dentro de um grupo.

Comparativo: Júlia é mais esperta que Maria.

Superlativo: Júlia é considerada a garota mais esperta da turma.

Exemplos de Adjetivos Simples:

Uniformes:

Difícil

Agradável

Fácil

Grande

Amável

Simples

Excelente

Silvestre

Frágil

Ruim

Comum

Superior

Feliz

 

Biformes:

Bonito/Bonita

Alto/Alta

Belo/Bela

Esperto/Esperta

Curto/Curta

Comprido/Comprida

Feio/Feia

Magro/Magra

Gordo/Gorda

Lento/Lenta

Meigo/meiga

Pequeno/Pequena

Velho/Velha